O curso de ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM SOFRIMENTO DECORRENTE DO USO DE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS- ampliando as estratégias do cuidado, é fruto de uma parceria entre a Supervisão de Atenção Psicossocial  ( SUAP) e a Gerência Executiva de Valorização de Pessoas, destinado aos profissionais de saúde que compõem a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS/AL, com o objetivo de instrumentalizar trabalhadores e gestores da saúde, com vistas a promover uma modificação das formas tradicionais de organização dos serviços, dos processos e das relações de trabalho em saúde, introduzindo inovações nas práticas gerenciais e de saúde com base na Política de Saúde Mental. Além disso, o curso propõe o fomento da reflexão crítica a respeito do cotidiano das práticas de saúde, das relações de trabalho que as permeiam a política de Saúde Mental enquanto instrumento de mudança e de consolidação do SUS.

O curso possui carga horária de 80 horas, distribuídas em 06 (seis) módulos, com atividades de aulas expositivas, em aproximadamente 02 (dois) meses. Ao final do curso, o aluno terá como produto, um projeto de intervenção, que deverá ser implantado em seu serviço de saúde. 

Nesta plataforma de aprendizagem virtual Moodle, serão disponibilizados materiais de apoio ao curso, tais como textos, vídeos e fóruns, visando a uma maior integração e apreensão dos conteúdos estudados.

Esperamos instrumentalizar cada aluno, fortalecendo sua base teórica, fomentando sua inquietação por transformações positivas e acolhedoras nas práticas de saúde de nossa assistência.

 

O curso em Preceptoria no SUS objetiva instrumentalizar profissionais de saúde no exercício da preceptoria, para o acolhimento e orientação propositiva e planejada (de) para estudantes nos diversos níveis de formação.

Possui carga horária de 80 horas, modalidade autoinstrucional.

Introdução 

Este curso é destinado a profissionais de saúde que estejam trabalhando em unidades de tratamento intensivo (UTIs) em países de baixa e média renda, cuidando de adultos e crianças com formas graves de infecção respiratória aguda, incluindo pneumonia grave, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), septicemia e choque séptico. Trata-se de um guia prático a ser utilizado por profissionais da área da saúde envolvidos em tratamentos intensivos durante surtos de infecção humana por vírus influenza (sazonal), devido ao vírus da gripe aviária (H5N1, H7N9), MERS-CoV, nCoV ou outras epidemias virais respiratórias emergentes.

Duração
O curso possui carga horária de 10 horas.

Certificados
Um Certificado de Participação será conferido aos participantes que completarem 100% das atividades do curso ( pesquisa de qualidade e avaliação final).

 

INTRODUÇÃO

Este curso fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados para responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus. Como identificar um caso e como aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle para garantir que não resultem em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes.

DESTINATÁRIOS

Profissionais de saúde e estudantes, com foco na prevenção e controle de infecção.

DURAÇÃO

O curso dura aproximadamente 1 hora.

Certificado 
Um Certificado  será conferido aos participantes que completarem 100% das atividades do curso.

Isenção de responsabilidade: Esta é uma tradução não oficial da OMS destinada apenas para fins de aprendizagem.

Este curso de Planos de Cargos e Carreiras (PCC) é destinado aos profissionais da área de Gestão de Pessoas que atuam na Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas.

Nossa proposta neste curso, é que vocês conheçam os principais Planos de Cargos e Carreiras  existentes  no quadro da Sesau, a saber: Carreira da Saúde, Carreira de Médico e Carreira dos Profissionais de Apoio à Saúde.

Carga horária: 50 horas

Este curso é na modalidade EaD com interações síncronas e assíncronas.

Objetiva instrumentalizar profissionais de saúde no exercício da preceptoria, para o acolhimento e orientação propositiva e planejada (de) para estudantes nos diversos níveis de formação.

Possui carga horária de 80 horas, com duração prevista de 3 meses.